09/11/2020

Novembro Azul

O Novembro Azul começou. Simultâneo à chegada do penúltimo mês do ano, o movimento traz à tona um assunto ainda envolto por tabus: o câncer de próstata, principalmente por causa do exame de toque, um dos recursos mais poderosos na sua prevenção, detecção e combate.

2º câncer mais comum nos homens depois do pele não-melanoma, o câncer de próstata é uma doença tão perigosa quanto silenciosa. Isso porque, em 95% dos casos, quando seus sintomas se manifestam, ele já está em fase avançada. Por isso a palavra de ordem é prevenção.

E para que isso aconteça, é preciso fazer o exame de próstata anualmente. Simples, rápido e indolor, esse exame é um grande aliado de médicos e pacientes, por acusar qualquer alteração ou anormalidade na próstata. Sua importância reside no fato de em que 95% das vezes, os sintomas da doença só se manifestam quando ela está em estado avançado.

Visto que o câncer de próstata atinge, em média, 60 mil homens por ano, e que ele é, em números absolutos, a 2a maior causa de morte entre homens, o Novembro Azul se faz mais do que necessário. É fundamental que a iniciativa continue a alertar sobre essa doença, promova o debate sobre o exame de toque e quebre cada vez mais preconceitos e tabus.