27/04/2021

Cuide do seu corpo e da sua mente, exercite-se!

Decorrente dos confortos da vida moderna, nossa sociedade passou por uma grande transformação no estilo de vida. Ocorreu uma considerável redução na prática de atividades físicas e esportivas, levando as pessoas a terem uma vida sedentária, hábito este, que hoje é considerado um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças, principalmente cardiovasculares, como: hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto, aneurisma e outras.

Com a rotina agitada e repleta de tarefas, sabemos que o tempo para se exercitar acaba ficando curto, e ao final de um dia cansativo, é desafiador encontrar ânimo para movimentar o corpo. Mas não podemos esquecer que para cumprir com nossos afazeres do dia, dependemos da nossa saúde física e mental.

A prática de atividades físicas ou esportivas ajudam na prevenção das doenças, auxilia no controle da pressão arterial e colesterol, fortalece o sistema imunológico, ossos e articulações, aumenta a energia e disposição, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e ajuda no gerenciamento de peso.

Além de todas as atividades físicas e esportivas que já conhecemos, preparamos algumas dicas simples e rápidas para que você consiga introduzir a atividade física em sua rotina:

• Quando o trajeto for curto, escolha ir caminhando. Experimente contemplar lugares que passam despercebidos na correria do dia a dia.

• Sempre que possível, faça o uso de escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes. É uma atividade simples, queima calorias e fortalece os músculos. Comece aos pouquinhos.

• Invista em passeios ao ar livre aos finais de semana, aproveite para fazer aquela caminhada, corrida ou andar de bicicleta. Além do contato com a natureza, as atividades realizadas ao ar livre podem ser mais prazerosas.

• Conte com a tecnologia dos aplicativos e inicie um programa de exercícios em casa, assim você pode fazer no horário mais conveniente, sem atrapalhar os compromissos.

• Arraste a mesinha da sala, coloque aquela música animada e DANCE. Além de possuir diversas modalidades para todos os gostos, é uma forma de expressão criativa, e traz inúmeros benefícios.

• Alongue-se. O alongamento cuidadoso é ótimo para o corpo, e é recomendado para todos. Melhora a flexibilidade e diminui a sobrecarga nas articulações.

Vamos colocar em prática? A Premium te apoia!

O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos todos os dias.

 

Referências:

Dicas em Saúde: Atividade Física http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/38exercicios.html

 

Obesidade e sedentarismo: fatores de risco para doença cardiovascular http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/ccs/obesidade_sedentarismo_fatores_risco_cardiovascular.pdf