08/04/2020

Cuidados com o Coronavírus

O QUE É CORONAVÍRUS?
Coronavírus é uma familia de vírus conhecida desde meados de 1960 que pode causar doenças em humanos e animais. Em humanos, esse vírus provoca infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até um comprometimento severo como a síndrome respiratória.
O Coronavírus causa uma doença chamada COVID-19, sigla em inglês para "coronavirus disease 2019" - nome dado à doença por Coronavírus no ano de 2019: o novo Coronavírus.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

  • Febre
  • Tosse seca
  • Cansaço
  • Dificuldade para respirar
  • Sintomas gastrointestinais (enjoo, vômito e diarreia)

Os principais sintomas clínicos são respiratórios, semelhantes a um resfriado, podendo apresentar mal estar, dor de cabeça, coriza e dor de garganta e, em casos mais graves, a pneumonia.


QUAL É O PERIODO DE INCUBAÇÃO?
O periodo de incubação é o intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos primeiros sintomas. O intervalo de incubação pode durar até duas semanas (14 dias), quando os sintomas da infecção começam a aparecer.


COMO OCORRE A TRANSMISSÃO/CONTAMINAÇÃO?
A transmissão ocorre por contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, catarro, espirro e tosse. Através do contato proximo, aperto de mão, toque em superfícies contaminadas como maçaneta de porta, botões de elevadores, catracas, e compartilhamento de objetos pessoais como copo, talheres, toalhas, garrafas de água entre outros, seguido do contato com a boca, nariz e olhos.

 

O QUE FAZER EM CASO DE SINTOMAS?

A Premium Saúde disponbilizou um canal para orientação médica, 24 horas/dia. Em casos de sintomas e/ou dúvidas, entre em contato através do número 0800 600 1110. O médico irá orientar sobre os cuidados necessários e possíveis direcionamento para nossa rede de prestadores.

Se você tem sintomas leves de gripe, não tem febre e nem dificuldades para respirar, não vá ao hospital. Só compareça ao pronto-socorro em caso de urgência e emergência.

 

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
Após avaliação do profissional de saúde e indicado a realização de exames, será realizada a coleta* de sangue, materiais respiratórios, secressões da boca e nariz, e aspiração de vias aereas. As amostras coletadas serão encaminhadas para a análise conforme o serviço definido pelo Ministério da Saúde, considerando cada região.

*Verifique disponibilidade na sua cidade de coleta domiliciar. O Alô Doutor irá te orientar através do número 0800 600 1110.

 

O EXAME PARA DETECÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19) É COBERTO PELA PREMIUM SAÚDE?
O exame para detecção do Coronavírus: RT-PCR para Coronavírus é o único que tem cobertura prevista no Rol de Procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Este exame é considerado "padrão-ouro" (um dos principais para identificar a presença do Coronavírus no organismo). O exame é feito em material coletado da garganta e do nariz. Por meio de técnicas de biologia molecular, ele detecta o material genético do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de COVID-19 para pessoas que estejam com sintomas e pode detectar a presença do víruso em média até o 12º dia de início dos sintomas. 

Trata-se de um exame que possui Diretriz de Utilização - DUT - e, por isso, o pedido médico deve vir acompanhado das justificativas clínicas que embasarão a análise da autorização.

 

COMO SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA O EXAME RT-PCR PARA O CORONAVÍRUS?
O exame RT-PCR para Coronavírus só se aplica em situações específicas, portanto, o pedido médico deve conter justificativas clínicas que embasarão a análise da autorização. 

Para solicitar a autorização do seu exame, basta clicar aqui e seguir as orientações para envio do pedido médico.

Por se tratar de um exame que possui Diretriz de Utilização - DUT, o prazo de avaliação é de até 72 horas. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento através do telefone 4003-2550.


COMO SE PREVENIR?

• Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal;

• Lavar as mãos com água e sabão frequantemente por pelo menos 20 segundos, inclusive após tossir ou espirrar;

• Sempre que possivel fazer o uso de antisséptico de mãos à base de álcool;

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

• Evitar contato próximo com as pessoas que apresentem sinais ou sintomas de infecção respiratória;

• Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas;

• Evitar deslocamentos e viagens que podem ser adiadas.

Em caso de procedimentos eletivos, como consultas e exames de rotina, cirurgias não emergenciais, recomendamos que sejam adiados.

 


FAKE NEWS
Diante do contexto epidemiológico, precisamos evitar a propagação de notícias falsas sobre o Coronavírus. Ao acessar informações, procure veririfcar a veracidade no canal oficial do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br/fakenews. Lá, você encontrará informações atualizadas e oficiais para orientação. Caso não encontre sua dúvida no site, envie um SMS para o WhatsApp (61) 99289-4640 ou Disque Saúde no número 136. O Disque Saúde funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana e é um serviço gratuito.


Referência: Ministério da Saúde
site: https://coronavirus.saude.gov.br/ - acessado em: 17/03/2020